JANDIRA NEWS

Ética e independência na defesa de Jandira e região.

O Vergonhoso Golpe em Honduras  

Missão denuncia 17 mortos e quatro mil detidos em confrontos

Desde o golpe de Estado de 28 de junho, os confrontos entre civis e as Forças Armadas de Honduras já ocasionaram 17 mortes e mais de quatro mil detenções, além de deixaram 300 feridos em todo o país. Os dados foram divulgados na última sexta (25), em Madrid, pela Missão Internacional de Observação sobre a situação de Direitos Humanos em Honduras.

Dentre os 17 mortos, dez foram assassinados por compassas, quatro em manifestações de ruas, além de dois dirigentes campesinos e um professor. O comunicado da missão, composta por 17 representantes de vários países, cita detenções em estádios esportivos, feridos retirados de hospitais e levados a presídios e de vistorias em ambulâncias.

A missão registrou mais de quatro mil detenções arbitrárias até o final de agosto. Desse total, 156 menores de 18 anos foram detidos por violarem o toque de recolher. De acordo com o documento, os homens são punidos com fogo sob os testículos; e as mulheres, com bastões da polícia nos órgãos sexuais.

Segundo a missão internacional, o governo provisório de Roberto Micheletti está detendo, arbitrariamente, líderes das manifestações favoráveis a Zelaya. Os militantes estão sendo torturados e intimidados e o movimento feminista está sofrendo as piores consequências.

De acordo com o informe, a repressão se intensificou desde que Zelaya ingressou no país, no último dia 21, e se abrigou na embaixada brasileira, na capital Tegucigalpa.

O documento ainda contabiliza 300 feridos em todo o país. O governo provisório e as empresas favoráveis ao golpe também estão demitindo trabalhadores que atuam em manifestações de rua. Cerca de 300 pessoas já foram demitidas somente na cidade industrial de San Pedro Sula. Os mais prejudicados são os sindicalistas.

Dentre os últimos detidos, estavam duas crianças, de oito e 12 anos de idade, acompanhadas de seus pais. O Estado está aproveitando o grande número de manifestantes para realizar detenções seletivas e julgamentos coletivos. A justificativa seriam as manifestações populares supostamente ilícitas.

Forças Armadas desalojam camponeses

O governo provisório de Honduras desalojou violentamente, na manhã de hoje (30), um grupo de campesinos que se mantinha na sede do Instituto Nacional Agrário (INA), na capital Tegucigalpa. A estimativa é de que haja 53 campesinos detidos, sendo seis mulheres e dois guardas que auxiliavam na segurança dos ocupantes.

O prédio foi ocupado na semana seguinte ao golpe de Estado, impetrado em 28 de junho. Os campesinos não reconhecem Eduardo Villanueva como diretor do INA, já que foi indicado pelo governo provisório do país. O grupo se mantinha no local como forma de proteger a documentação arquivada pelo instituto, responsável pelo programa nacional de reforma agrária.

A expulsão dos campesinos foi possibilitada pelo estado de sítio anunciado no último sábado (26) pelo presidente provisório, Roberto Micheletti. A medida suspendeu, por 45 dias, direitos constitucionais como liberdade de expressão, de circulação e de reunião.

Fonte:Adital


[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

4 comentários

  • Jaciel Dias  
    23/10/09

    O pior disso é que o despresidente lula deu abrigo ao cretino do Zelaya recebendo ordens do ditador Hugo Chávez.

    Se este fosse um país decente com presidente de verdade isso não aconteceria.

    FORA ZELAYA
    FORA LULA
    FORA DILMA
    FORA CHÁVEZ

  • Anônimo  
    24/10/09

    O que houve em Honduras não foi um golpe e sim uma ação legal contra aquele que violou a constituição daquele pais democrático, cuja instituições não se curvam frente ao avanço do comunismo na América Latina orquestrado pelo fanfarrão Hugo Chaves e o morimbundo Fidel Castro.

  • Guina  
    29/10/09

    Só faltava essa:golpe democrático...

    Se por acaso Zelaya cometeu algum violação a constituição de Honduras, poderiam retirá-lo do poder por vias da justiça e não orquestrando um golpe militar e submetendo o povo daquele país a cenas como a que está no artigo.

    Se vcs gostam de ditadores e golpistas é uma coisa. Achar que temos que apoiar um situação dessas que aconteceu em Honduras é ridículo.

    E o lenga-lenga de "avanço do comunismo na América Latina" é uma babaquice de dar pena.

    Vcs parecem "papagaios" dos grandes jornalões e revistas da mídia comercial.

    Se liguem e pelo menos tenham opinião própria!

    Guina publicou um post sobre.. Reinaldo Azevedo, o Golpe em Honduras e os Papagaios

  • Anônimo  
    28/11/09

    Se a deposição de Zelaya não foi feito pelas vias da justiça, o que significa então SUPREMA CORTE de honduras - que ordenou tal deposição?

Postar um comentário