JANDIRA NEWS

Ética e independência na defesa de Jandira e região.

A Crise no Futebol de Barueri  

A mudança do Grêmio Barueri para Presidente Prudente revoltou os torcedores. “Vou passar a torcer contra”, garante Laércio de Andrade, fundador e presidente da torcida organizada Loucos de Barueri, que não vai mais apoiar o time.

“Não é fácil acompanhar a equipe desde o início e de repente ela ir embora desse jeito, faltou respeito com a torcida, com a cidade”, lamenta “Torcemos desde o começo e, agora que o time chega à elite, vai embora, é muito ruim”, protesta o designer gráfico Cristovão Hernandes, o Marinheiro, um dos torcedores mais conhecidos.

Os boatos de que o clube mudaria devido ao racha da diretoria com o prefeito Rubens Furlan (PMDB) vinham desde o ano passado e foram confirmados este mês.

O time passa a treinar e jogar em Presidente Prudente, interior do estado. Na cidade, se prepara para o Paulistão chamado apenas de Grêmio pela prefeitura local e já tem até uma pequena torcida organizada.

A equipe disputa o estadual como Grêmio Barueri, já que expirou o prazo para mudanças na FPF. Depois, deve passar a se chamar Grêmio Prudentino. A FPF permite a mudança de sede e nome. A CBF ainda não se manifestou.

Racha
O racha entre a diretoria e Furlan começou com a transformação do clube em empresa, pelo grupo do atual presidente licenciado, Walter Sanches.

O Ministério Público pedia o fim da relação do clube com a administração municipal – que bancou a ascensão meteórica. Sanches então tirou o time da organização social Grêmio Recreativo Barueri – ligada à prefeitura – e o transformou na empresa Grêmio Barueri Futebol LTDA.

A prefeitura defendia que, ao invés de empresa, com dono (Sanches), o Grêmio Barueri se tornasse uma associação, como os grandes do estado. “Transformaram um clube que era público numa empresa privada”, protestou o secretário de Esportes, José Calil, em entrevista recente.

Antes de a mudança se confirmar, no mês passado a diretoria emitiu nota dizendo que o clube gostaria de permanecer na cidade, mas a prefeitura não oferecia condições, adotando medidas como dificultar as locações da Arena Barueri e do Centro de Treinamento.



S. C. Barueri
Desde outubro, a prefeitura vem apoiando a formação de um novo clube, por empresários da cidade. É o Sport Club Barueri, que deve disputar a Quarta Divisão estadual este ano. “Agora é torcer para este time dar certo”, diz Andrade.



“Elefante branco”
Sem time profissional na cidade, a Arena Barueri pode virar um grande “elefante branco”. Até a finalização, a obra deve custar R$ 170 milhões segundo a prefeitura – R$ 350 milhões, de acordo com os críticos.
Com o Grêmio Barueri, o estádio teve uma das piores médias de público e arrecadação do último Brasileirão. Sem o clube, o estádio deve ser usado esporadicamente por outros clubes ou em eventos.
Com o Morumbi reservado para shows neste início de ano, o São Paulo vai mandar três jogos na Arena Barueri: contra Paulista, São Caetano e Santos.

Fonte: Visão Oeste

[get this widget]

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário